Sociedade em mudança

Olympus é citada pela matéria da revista Exame

A revista Exame apresenta a lista veiculada pela publicação americana “24/7 Wall st” com o título “10 marcas que podem desaparecer em 2014″. A lista desse ano reflete “a natureza brutalmente competitiva de certas indústrias e a importância de não ficar para trás em eficiência, imagem e inovação”. Percebemos a sociedade em mudança.

Entre os possíveis problemas enfrentados por essas empresas, como Olympus, Volvo e Mitsubishi, são citados o atraso no lançamento de produto, conservadorismo, perda de competitividade e de mercado, desorganização das finanças, não conseguir firmar-se no mercado, problemas de gestão, mudanças na tecnologia disponível e mudança no interesse do público-alvo.

Mesmo grandes empresas têm dificuldades em sobreviver num mundo globalizado em constante mudança.

O povo brasileiro foi às ruas pedindo por mudanças, coisa que não fazia desde o início dos anos 90. O sinal de alerta está mais do que dado: “não mais se aceita que tudo termine em pizza!”.

Então, cabe algumas reflexões:

– Como está sua vida pessoal, há espaço para lazer, para hobbies, convivência com amigos, prática de esportes, viagens?

– Como a sua empresa/seu negócio está entendendo essa mudança no perfil dos seus clientes e colaboradores?

– Como estão seus relacionamentos? Está levando em conta a mudança na maneira de pensar e nos anseios do seu(sua) parceiro(a), dos familiares, dos chefes, subordinados e pares no trabalho?

Algumas dicas:

Revitalize seus relacionamentos. Seja criativo(a). Identifique as necessidades que estão florescendo nessa nova sociedade. Converse e discuta os mais diversos assuntos. Participe de atividades conjuntas com seus parceiros, familiares e colegas de trabalho.

Não deixe de atualizar seu Planejamento Estratégico profissional, ou de sua empresa, especialmente nas atividades que estão sendo afetadas pelas novas tecnologias, pelas redes sociais, pelos anseios do público-alvo de sua empresa e também dos seus colaboradores e associados.

Repense seus valores, especialmente quanto ao tempo dedicado à sua vida pessoal. Pratique a alimentação sadia e regularmente faça exercícios. Reserve algum tempo para lazer e hobbies, assim como para seu desenvolvimento intelectual e profissional.

Não tenha medo em implantar as mudanças necessárias. Só temos uma vida para ser vivida. Se precisar, busque ajuda profissional.

Ria mais e seja mais feliz.

Edson Fujita é coach no Vale do Paraíba e morador de São José dos Campos  

–  Revista Exame: “10 marcas que podem desaparecer em 2014″

– Mais novidades no Facebook de Edson Fujta – Coaching e Consultoria

No Comments Yet.

Leave a comment