Uma ferramenta útil bastante negligenciada por líderes

Uma boa liderança é marcada pela adequada capacidade de gestão de pessoas, consolidando o propósito da organização, definindo e pautando os planos e as ações , de modo a alinhar a Missão, a Visão e os Valores pessoais, assim como de sua equipe, aos da empresa.

Uma equipe nasce a partir da necessidade da consecução de um ou mais objetivos e para poder alcança-los são necessários recursos e prazos, assim como as definições claras dos papéis individuais e coletivos e as normas que deverão ser cumpridas.

Uma boa prática é o registro e a consolidação de todos os procedimentos rotineiros, de modo que cada tarefa possa ser realizada corretamente por qualquer pessoa que possa seguir o procedimento, garantindo a repetibilidade e a reprodutibilidade do resultado.

E uma das mais importantes tarefas da liderança é manter a equipe motivada, engajada e preparada para a execução de cada etapa necessária à consecução do objetivo.

Um instrumento que propicia o bom andamento das atividade é o feedback. Ele reflete ao empregado a visão de sua performance do ponto de vista de quem o lidera, e também a visão dos demais membros de sua equipe quanto à adequada realização de suas ações e do seu comportamento.

Uma boa prática do feedback, especialmente na forma individual, é aquele que é realizado como um “sanduíche”:

  • elogiar e agradecer a participação da pessoa em alguma atividade;

  • fazer as devidas observações para a correção específica de uma ação ou de um comportamento;

  • elogiar novamente mostrando a importância da pessoa para a harmonia da equipe.

Para se fazer um elogio verdadeiro, o líder precisa ter a atitude de GRATIDÃO. É a gratidão que irá demostrar o reconhecimento da importância daquela pessoa na equipe. Sem o verdadeiro reconhecimento de cada atividade, por mais singela que possa aparentar ser, dificilmente o líder conseguirá obter e manter uma alta performance de sua equipe. É nos detalhes que se percebe a qualidade de um produto, ou de uma equipe. Quando cada atividade é realizada com a devida atenção e cuidado, a qualidade vai aparecer no resultado do trabalho da equipe. A qualidade do resultado é sempre caracterizada pela pior qualidade de qualquer etapa ou atividade do grupo.

Para desenvolver a atitude de gratidão, os cumprimentos, os agradecimentos e os elogios precisam ser sinceros, assim como são fundamentais pequenos gestos de gentileza.

“Bom dia”, “boa tarde”, “até logo”, “obrigado”, “com licença”, “os mais jovens primeiro”, “me desculpe”, “ficou bom”, “ótima ideia”, …

Como a perfeição é resultado do treinamento continuado, colocar na prática diária esses gestos de gentileza, tornará a atitude de gratidão natural nos relacionamentos e isso resultará numa equipe mais confiante e coesa, com o verdadeiro sentimento de se sentir feliz por pertencer ao grupo.

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