Coaching

Coaching Empresarial

O Coaching visa melhorar aptidões e recursos de pessoas e empresas para atingimento de algum objetivo, que pode ser, inclusive, definir um objetivo.

Uma empresa pode ser vista como um organismo vivo e dessa maneira pode ser estudada e trabalhada visando a melhora de sua performance. Assim como uma dor de dente pode dificultar a vida de uma pessoa, problemas em alguma seção da empresa podem gerar dificuldades na empresa como um todo.

A empresa

A maneira mais prática de entender um todo é dividi-lo em partes para que possam ser analisadas separadamente, assim como entender as relações e interações com as demais partes, para não perder a visão do conjunto.

Uma possível definição de empresa: “é uma entidade que produz bens e/ou serviços a partir de recursos”.

Gestão Empresarial

Gestão Empresarial

A análise da área produtiva deverá estudar a tecnologia empregada (know how) e os equipamentos utilizados. Várias análises devem ser conduzidas especialmente nos procedimentos, na obsolescência dos equipamentos e da tecnologia, assim como na qualidade (trabalho e material utilizado).

A análise da gestão de recursos foca tanto a área financeira como a área de pessoas.

A área financeira deve receber atenção nos investimentos (bens duráveis: equipamentos, instalações, etc.) e capital de giro (aplicação dos bens de consumo: compras de serviços, materiais, insumos, energia, taxas, etc.)

A gestão de pessoas deve ser analisada sob os diferentes enfoques: Processos e Profissionais.

A análise dos Processos abrange os procedimentos administrativos (gestão de custos, gestão dos recursos físicos e contábeis), os procedimentos produtivos (tecnologia, gestão da qualidade, treinamento, gestão dos serviços contratados, pesquisa e desenvolvimento, e etc.) e os processos para geração de renda (gestão das vendas e marketing, incluindo preço e valor, público alvo, mudanças no mercado, entre outros). Outros aspectos relevantes requeridos para as empresas hoje em dia relacionam-se com sua inserção e participação social-comunitária, assim como suas ações para minimização os impactos ambientais decorrentes de suas atividades.

A gestão profissional está relacionada com a capacitação, o trabalho em equipe, a organização e a performance dos empregados considerando os objetivos da empresa, sem deixar de propiciar boas condições de trabalho e crescimento profissional das pessoas.

Coaching Profissional

O Coaching Profissional visa melhorar a performance de pessoas a realizarem melhor suas atividades ou a se capacitarem a um novo cargo decorrente de promoção, transferência ou mesmo uma nova posição fora da empresa.

Para isso este processo de Coaching foca mais a capacitação técnica da pessoa, que inclui: conhecimento da área, saber estabelecer e atingir objetivos, saber trabalhar em equipe, planejar e comunicar-se, entre outros. Caso o cargo requeira liderar equipes, as necessárias competências devem ser trabalhadas, incluindo tomada de decisão, negociação, liderança, motivação e saber dar e receber feedback, para citar algumas.

Coaching Pessoal

O processo de Coaching Pessoal pode ser usado para complementar o Coaching Profissional trabalhando habilidades e competências pessoais visando a melhora da performance profissional, como apresentação pessoal e profissional, vendas, gestão do tempo, automotivação, gestão do risco, inteligência emocional entre outras.

A maior aplicação do Coaching Pessoal, por outro lado, é voltada para a melhoria da vida da pessoa, seja na área da saúde (mudança de hábitos para melhoria física, intelectual e/ou emocional), seja no entendimento e adequação de sua situação profissional (adequação dos objetivos profissionais coerentes com os objetivos pessoais, busca da realização pessoal, significância e propósito de vida, ajuste dos recursos financeiros, contribuição social e ambiental, e etc.), seja para a melhora da própria qualidade de vida (espiritualidade, hobbies e lazer, alegria e bem estar) ou para a melhora dos seus relacionamentos (com a família, amorosa e social).

Desta maneira é possível perceber que a melhora em um dos aspectos da vida da pessoa (como aprender a melhorar os relacionamentos, por exemplo) pode ter excelentes resultados na vida profissional e empresarial da pessoa. E este é um dos grandes ganhos de quem passa pelo processo de Coaching: aprender a lidar com novas situações, adquirir bons hábitos, com expressivos reflexos em todas as áreas da sua vida, e o mais importante, saber aplicar o aprendizado para superar os desafios que a todo instante a vida nos propõe.

Edson Fujita é coach e vive em São José dos Campos

– Novidades no Facebook de Edson Fujita – Coaching e Consultoria

No Comments Yet.

Leave a comment