Linguagem corporal: o seu corpo fala por você

edson fujita coaching e consultoria (1)

Com gestos e expressões é possível dizer muito sem ao menos falar uma única palavra. Parece difícil imaginar, mas o corpo tem mais dizer sobre você do que propriamente o que você fala. Isso porque 55% da nossa comunicação é não-verbal e outros 38% representam o tom de voz. Apenas 7% em todo o contexto da mensagem é composto por palavras ditas.

Em uma apresentação, a postura e a linguagem corporal são decisivas para repassar aos espectadores confiança e equilíbrio. Algumas dicas são importantes para que no momento em que estiver à frente da plateia você a conquiste. Confira as recomendações da especialista da Sher Marketing, Patrícia Rocha, à revista Exame:

1. Movimente-se – Use o espaço da apresentação disponível, sem realizar movimentos repetitivos;

2. Gesticule – Movimente harmoniosamente os braços durante a apresentação, o que auxiliará na hora de explicar o conteúdo dos slides;

3. Mantenha contato visual com o público – Divida a plateia mentalmente e distribua o olhar no momento da apresentação a grupos de pessoas;

4. Fisionomia tranquila – É importante demonstrar tranquilidade de quem domina o assunto;

5. Treine antes – Vá previamente ao local da apresentação para fazer o reconhecimento do espaço. Assim estará familiarizado com o local.

Edson Fujita é coach no Vale do Paraíba

– Dicas para acertar na linguagem corporal

– Mais novidades no Facebook de Edson Fujita – Coaching e Consultoria

No Comments Yet.

Leave a comment