Definindo objetivos profissionais

Definindo objetivos profissionais - Edson Fujita Coaching e Consultoria

O primeiro passo para uma vida produtiva e feliz é a definição de objetivos.

A definição de objetivos pode ser feita para a vida profissional, para a vida cotidiana, ou para relacionamentos. Dentro de cada uma dessas áreas, há outras sub-áreas às quais objetivos específicos podem ser particularizados, tais como:

– Para a vida cotidiana: saúde física e mental, qualidade de vida, finanças pessoais, hábitos e comportamentos, relacionamentos, redução de peso, exercícios e índices esportivos, propósito de vida, etc.

– Para a vida profissional: planejamento de carreira, promoções, mudança de emprego, liderança, melhora de performance, empreendedorismo e gestão empresarial, entre outros.

Objetivos Profissionais

A definição dos objetivos profissionais no planejamento da carreira dependerá das habilidades e competências desejadas para assumir algum cargo novo ou função, candidatar-se a uma promoção, desenvolver liderança, ou mesmo para a recolocação no mercado de trabalho, seja no caso de uma demissão voluntária ou por interesse da empresa.

Uma ferramenta útil neste processo de definição de objetivos e também muito utilizada nas empresas como ferramenta da área de qualidade para a solução de problemas é a 5W2H. Este nome deriva do acrônimo, formado pelas cinco primeiras letras de palavras, em inglês, que se iniciam com W e duas que se iniciam com H. São elas:

What?  What for? O quê? Para quê? – Buscando a definição e finalidade do objetivo profissional desejado.

Why? Por quê? – Analisando as razões pelas quais se deseja aquele objetivo. Esta pergunta ajuda na validação e a identificar as características do objetivo. Se a resposta indicar uma razão pessoal, então a motivação para sua consecução será maior. Se for para responder a um anseio externo, como do chefe, por exemplo, há que se trabalhar muito a motivação pessoal para que a meta possa ser atingida.

Where? Onde? – Qual o contexto onde ocorrerá ou deverá acontecer o objetivo desejado?

When? Quando? – Para quando, qual o prazo para a consecução do objetivo?

Who? Quem? – Quem são as pessoas envolvidas no processo para o alcance do objetivo?

How? Como? – Quais são as estratégias necessárias para a consecução do objetivo? Quais as alternativas?

How much? Quanto? – Qual o custo para a realização do objetivo? Quais os recursos necessários, sejam pessoais, financeiros, de tempo, de tecnologia, etc.

Com esta ferramenta versátil é fácil estabelecer os objetivos profissionais.

Mais importante que estabelecer uma meta, é colocar o plano de execução em ação. Nada irá mudar em sua vida se você não fizer nada diferente. Tente. Ouse. Viva.

Edson Fujita é Executive Coach e Personal & Professional Coach na Edson Fujita – Coaching e Consultoria, engenheiro químico e diretor executivo da Agevap (Agência de Bacia do Rio Paraíba do Sul) por 4 anos

– Mais novidades no Facebook de Edson Fujita – Coaching e Consultoria

No Comments Yet.

Leave a comment