Algumas empresas perceberam que uma empresa não se faz somente de altos salários, bons fornecedores e retorno financeiro. Devemos ter um propósito, revela o livro “Firms of Endearment – How World-Class Companies Profit from Passion and Purpose”. A publicação fez uma pesquisa e mostrou que 28 empresas se destacaram diante outras, apresentando entre vários pontos de excelência, como atrelar o sucesso à paixão e ao propósito.
Entretanto, para uma empresa encontrar seu propósito, pode não ser algo tão simples quanto parece. Como mostra Luah Galvão, especialista em motivação, em um artigo à Exame.com, é preciso que se busque nas origens e fundamentos da corporação. É algo que precisa vir de dentro e ser abraçado por todos os envolvidos, motivando os colaboradores através do orgulho gerado.
Vida pessoal
Achar um propósito não é algo restrito à empresa. Podemos fazer essa busca em nossas vidas. Encontrar a diferença que viemos fazer no mundo, entre bilhões de pessoas, é uma grande ferramenta de motivação.
Da mesma maneira que as corporações, também precisamos ir atrás do que faz sentido para nós, do que nos faz únicos e singulares, fazendo com que a vida esteja valendo a pena.
Questões importantes
Perguntas profissionais e pessoais que podem ajudar nessa busca:
- Qual a diferença que essa organização faria no mundo caso sumisse do mapa hoje?
- Qual é a contribuição que essa corporação tem feito ao mundo?
- O que viemos fazer em nossa passagem pelo mundo?
- Qual é o legado que vamos deixar?
- Qual é o sentido da nossa vida?
Edson Fujita é coach e vive em São José dos Campos
- Exame: Você já encontrou o seu propósito?!
- Novidades no Facebook de Edson Fujita – Coaching e Consultoria