Promoção ou novo emprego à vista

emprego edson fujita coaching

Às vezes nos deparamos com situações, como uma possível promoção, ou a possibilidade de um novo emprego, e nos sentimos despreparados para assumir essa nova responsabilidade.

O que fazer? Desistir? Assumir mesmo que por dentro sentirmos que podemos falhar? Laurence Johnston Peter publicou o “Princípio de Peter” em administração: “Numa hierarquia, cada empregado tende a ser promovido até seu nível de incompetência”. Será que você já chegou nesse nível?

Anthony Robbins, em seu livro, “Poder sem limites”, aponta que a “chave para ser bem sucedido é o poder da modelagem. A excelência pode ser duplicada. Se outras pessoas podem fazer alguma coisa, tudo que você precisa é modelá-las com precisão, e poderá fazer exatamente a mesma coisa.”

Essa modelagem deve reproduzir tanto as ações internas como as exteriores do especialista. Assim, modele as crenças e o modo como mentalmente esse especialista processa as informações. Modele também a sua fisiologia, como age, como se comporta.

Em caso de dúvida, pergunte
Pergunte de forma direta a quem poderá ajudá-lo. Seja específico e crie valor para quem está pedindo, não se limitando a pedir e esperar que alguém lhe dê alguma coisa. Primeiro, imagine como isso poderá ajudar àquela pessoa. Quando pedir, peça com crença e até que consiga o que quer.

Amy Cuddy apresentou uma palestra no TED – Technology, Entertainment, Design – com o tema “Sua linguagem corporal molda quem você é”. Nela, Amy justifica a necessidade de termos a postura de quem sabe o que está fazendo, mesmo que não se tenha tanta certeza assim. E, com essa postura, o trabalho fica realmente melhor, como de um especialista.

IMPORTANTE: COMPETÊNCIA = C + H = A
Entenda mais sobre a sigla CHA:

Conhecimento: conhecimentos específicos e conhecimentos essenciais.

Habilidade: saber fazer. É aplicar o conhecimento na prática.

Atitude: é o que leva à ação. Sem atitude, sem ação não adiantam nem conhecimento nem habilidade.

Cinco atitudes para assumir uma nova responsabilidade:

1 – Pense e acredite firmemente que você tem competência necessária para assumir esse posto.

2 – Aja como se fosse a pessoa de maior competência para aquele cargo.

3 – Continue acreditando que você é a pessoa certa para aquela posição.

4 – Leia, estude, pergunte, desenvolva novas habilidades e aprenda tudo o que for congruente com esse posto. Se possível, busque ajuda com quem já ocupou o cargo, ou ajuda de quem você pensa que teria competência para ocupá-lo.

5 – Continue acreditando e agindo como se tivesse a competência necessária.

Os especialistas são competentes porque a prática é formadora da competência.

Edson Fujita é Executive Coach e Personal & Professional Coach na Edson Fujita – Coaching e Consultoria, engenheiro químico e diretor executivo da Agevap (Agência de Bacia do Rio Paraíba do Sul) por 4 anos

– Mais novidades no Facebook de Edson Fujita – Coaching e Consultoria

No Comments Yet.

Leave a comment