Planejamento estratégico

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é aplicado pelas médias e grandes corporações para atingir a missão estabelecida por elas. Mas o que você não sabia é que o mesmo parâmetro pode ser aplicado para as atividades do cotidiano. Definindo metas e valores pessoais e colocando-os em prática no seu dia a dia, você conseguirá atingir seus objetivos.

Para isso, uma base estratégica deve ser delineada por três fatores fundamentais. O primeiro é a missão, em que devemos estabelecer aquilo que queremos fazer e ser. Depois a visão, que compreende as perspectivas em relação ao futuro e aonde se quer chegar. E, por último, os valores, que são os princípios que vão banalizar as suas ações enquanto pratica a missão.

Defini-los não é tarefa fácil às organizações, ainda mais para pessoas. Augusto Campos, do site Efetividade, explica que durante a elaboração dos valores deve-se ficar atento com as armadilhas comuns e não perder o foco:

Não ser óbvio ou incluir obrigações – Alguns itens, como ética, por exemplo, podem até entrar na sua lista caso você queira dar um destaque a elas, mas fuja daquilo que todo mundo pensa e planeje algo que te torne melhor que os outros e o diferencie.

Não definir valores conflitantes – Não defina algo que seja conflitante com a sua realidade, pois isso acabará sabotando seus objetivos. Os valores podem ser amplos, entretanto, deve existir coerência entre eles para que isso não ocorra.

Agir a partir dos valores – A lista elaborada por você deve ser o parâmetro para suas atividades do dia a dia, por isso, durante elas, sempre busque nelas a missão que você definiu como propósito.

Edson Fujita é coaching no Vale do Paraíba 

No Comments Yet.

Leave a comment