O desafio de falar em público

O medo de falar em público afetar a vida profissional, pois somos cada vez mais solicitados a mostrar o que possuímos 

ERPEIA 096

Quando o desafio é falar em público, suas pernas tremem, as palavras somem ou você não sabe onde colocar as mãos? O medo de se expor na frente das pessoas afeta muita gente. Ficamos inseguros para se pronunciar, imaginando que os demais irão pensar, ao mesmo tempo em que temos medo de não atender as expectativas alheias. O estresse causado por falar em público é natural do ser humano, como uma reação instintiva.

A glossofobia – como é definido tecnicamente o medo de falar em público – pode ter uma raiz mais profunda, ligada à autoestima e a autoimagem do indivíduo. Às vezes, a pessoa pode ter vivido alguma situação traumática diante do público, em que possa ter sofrido alguma repressão ou opinião desfavorável. Toda vez que a pessoa for colocada diante de uma situação de apresentação, inconscientemente, fará referência à experiência negativa.

O reflexo pode afetar a vida profissional, pois somos cada vez mais solicitados a mostrar o que possuímos e essa ausência faz com que exista a perda no espaço profissional. E, para reverter esse quadro, é importante o processo de autoconhecimento, tanto dos defeitos quanto das qualidades individuais, para encontrar a melhor forma de lidar com o próprio medo de se apresentar em público.

Na prática, alguns exercícios podem dar mais segurança em um momento de exposição:

– Grave seu discurso – Experimente se ouvir. Você poder identificar o que pode ser melhorado e passando a mensagem de maneira clara.

– Visite o local – Se possível, vá ao espaço previamente para se familiarizar com o ambiente. Preste atenção em possíveis obstáculos quem podem atrapalhar o momento da apresentação, como, por exemplo, degraus ou fios soltos.

– Fale em frente ao espelho – Apesar de não ser tão eficaz no treinamento da voz, ajuda a memorizar o discurso.

– Respire – Comece a palestra respirando de maneira correta, levando o ar para a barriga.

– Determinação – Mostre ao público confiança ao entrar no palco, mesmo que você não se sinta. Uma entrada mais agressiva cria confiança no orador.

– Fale segurando algo – Pode ser um botão, um clipe de papel dentro do bolso ou uma caneta. O gesto funciona como uma espécie de apoio em um território desconhecido.

– Crie um personagem – Se mesmo assim você não se sinta seguro, crie um personagem. Essa criação de uma nova identidade atenua a sensação de exposição. É como atuar: não é você que está ali e sim alguém mais seguro ou falante.

Edson Fujita é coach e vive em São José dos Campos

– iG: Como perder o medo de falar em público

– Novidades no Facebook de Edson Fujita – Coaching e Consultoria

2 Responses

  1. Olá, Fujita,

    Muito oportuna e valiosa a sua publicação sobre falar em público! Vc é sempre maravilhoso!

    Abraços,

    Sueli

    • Edson Fujita

      Obrigado Sueli.

Leave a comment