Filme Tempo de Despertar

Baseado em fatos reais, o filme “Tempo de Despertar” (Awakenings) mostra o trabalho de pesquisa do neurologista Malcolm Sayer, vivido pelo ator Robin Williams, que utiliza um medicamento experimental para “despertar” doentes catatônicos que sofriam de Encefalia Letárgica.

Com a autorização da direção do hospital para submeter apenas um paciente ao teste com o medicamento, o neurologista escolhe Leonard Lowe (Robert De Niro) para ser o primeiro.

Os excelentes resultados obtidos inicialmente foram gradualmente tornando-se apreensivos à medida que os efeitos colaterais da medicação apareceram. O filme mostra a história comovente da busca da cura dos problemas cerebrais, hoje bastante conhecidos, e a amizade nascida entre paciente e médico nas viagens emocionais durante os experimentos.

Emoção positiva e natural

A narrativa traz uma reflexão relevante sobre o quanto podemos interferir nas emoções das pessoas, através de drogas desenvolvidas a partir dos novos conhecimentos do cérebro, e o quão longe estamos de resolver seus problemas sociais e afetivos.

A mensagem que quero deixar com o filme é que devemos cuidar do cérebro enquanto ele responde positivamente aos estímulos que lhes damos naturalmente. Quando cuidamos também do corpo, por meio de uma alimentação saudável, de práticas esportivas, de boas noites de sono, também contribuímos para o desenvolvimento de uma boa saúde mental, garantindo a manutenção do cérebro com emoções sadias, lazer, música, teatro, dança, leitura, amizades, inserção e contribuição social.

Trecho do filme:

Edson Fujita é coach no Vale do Paraíba

– Detalhes técnicos do filme “Tempo de Despertar” 

– Mais novidades no Facebook de Edson Fujita – Coaching e Consultoria

No Comments Yet.

Leave a comment