Entenda os sinais do corpo

Corpo Humano-Site Corpo e Saúde

Nosso corpo é uma máquina altamente sofisticada. Em virtude do ser humano ter uma fundamental característica de sobrevivência, que é a adaptabilidade, apesar de toda sua fragilidade em relação aos demais seres vivos, isto tem se tornado uma das grandes fraquezas do ser humano moderno.

Muitas doenças crônicas ocorrem por não entendermos os sinais que nosso corpo nos envia. Então, em situações adversas, procuramos nos adaptar e assim ficamos muito tempo em determinadas posições incômodas, repetimos movimentos sem dar o devido descanso a músculos, tendões e estrutura óssea.

A síndrome DORT/LER – Distúrbio Ósteomuscular Relacionado ao Trabalho / Lesão por Esforço Repetitivo tem sido uma das causas sérias de afastamento do trabalho.

Esporte x estresse
Que tal redobrar a atenção aos sinais do seu corpo? Uma colega jornalista e na época da seleção brasileira de tênis de mesa passou quase cinco anos em estresse constante e os sinais começaram em seu cabelo. Os fios começaram a cair fora do normal e feridas apareceram no couro cabeludo. O dermatologista receitou xampus diferenciados, mas não foi à raiz do problema: o estresse. Então, aos 18 anos, ela descobriu, sem querer, ao cortar o cabelo, a alopecia (perda de cabelo excessivo).

Se ela tivesse dada a devida atenção aos sinais de seu corpo desde o início, e também tivesse encontrado um profissional que a fizesse entender melhor a queda de cabelo, minha colega jornalista não precisaria ter passado por diversos tratamentos para se recuperar da doença.

Edson Fujita é coach no Vale do Paraíba e morador de São José dos Campos

– Entenda mais sobre a alopecia

– A Rede Record apresentou uma série denominada “Dor: não aguento mais!”, onde também há dicas para reduzir a dor em algumas situações

– Mais novidades no Facebook de Edson Fujita – Coaching e Consultoria

No Comments Yet.

Leave a comment