Características das pessoas inteligentes

O que significa ser inteligente, na prática? Em “vídeos de carreira”, da Exame.com, Eduardo Ferraz, autor do livro “Seja a pessoa certa no lugar certo”, explica detalhes dessa qualidade que todos buscam. Confira alguns dos trechos mais relevantes:

Inteligência - Blog Edson Fujita - Foto: ANM

Por definição, inteligência é a faculdade de entender, pensar, raciocinar e interpretar. É compreensão e conhecimento profundo. Antigamente, se definia a inteligência pelo teste de QI, quociente de inteligência. O QI mede o desempenho cognitivo de um indivíduo, comparando pessoas do mesmo grupo etário.

Atualmente, a inteligência pode ser avaliada muito além do teste. Devemos levar em consideração a habilidade de se comunicar, saber escutar, ter jogo de cintura, desenvolver relacionamento interpessoal e trabalhar em equipe. Esse conjunto de habilidades é chamado Quociente de Inteligência Emocional Elevado.

As pessoas que usam da melhor maneira possível as habilidades que têm, possuem maior chance de ser bem-sucedidas. Dar o melhor de si é a chave para conquistar o sucesso. Ser inteligente é saber utilizar as ferramentas necessárias para alcançar um objetivo e realizar um sonho.

Edson Fujita é coach e vive em São José dos Campos

– Exame: O que significa ser inteligente, na prática?
– Novidades no Facebook de Edson Fujita – Coaching e Consultoria

 

 

No Comments Yet.

Leave a comment