Autoestima: como você se vê?

A forma como nos vemos pode influenciar o modo como vivemos nossas vidas Jovem pan

Você já parou para pensar o quanto você se conhece e se admira? A imagem que temos de nós mesmos, a partir de nossa própria visão é o que define nossa autoestima que está associada a vários aspectos que incluem:

– Nossa aparência física;

– Nossa inteligência;

– O modo como nos relacionamos com outras pessoas;

– Nossos comportamentos e habilidades, entre muitos outros.

A autoestima pode ser influenciada fortemente pelo feedback dado por outras pessoas nos diversos tipos de relacionamentos que vivenciamos, como por exemplo, no ambiente familiar, no relacionamento pessoal, na escola, no clube, no trabalho, no lazer, com a vizinhança, e até mesmo com pessoas estranhas na rua. O feedback, geralmente na forma de “comentários” nos dá, assim como um espelho, a visão que os outros têm de nós, sob diversos aspectos e que tanto podem ser positivos como negativos.

Aposte no positivo

Colocações positivas, motivadoras ou incentivadoras elevam nossa autoestima. Trazem uma sensação de bem-estar, prazer e nos incentivam a continuar realizando as mesmas ações, fazendo-as da mesma maneira, ou mantendo aquele comportamento que gerou as observações.

Saiba como lidar com críticas

Críticas ou comentários desaprovadores podem nos induzir a modificar tal comportamento ou atitude, por outro lado podem evocar sentimentos negativos, como frustração, impotência, desânimo, tristeza, inadequação, raiva, insegurança, medo e até desespero em alguns casos.

A chave é o equilíbrio

Para tudo isso, é imprescindível ter um equilíbrio. Tanto em picos altos, quanto em picos baixos de autoestima, podem fazer com que você apresente distorções sobre a própria imagem. Uma pessoa que tem boa autoestima é capaz de reconhecer seu próprio valor e sentir-se amada e aceita pelos outros.

Edson Fujita é coach no Vale do Paraíba

– Portal Zero Hora: “Como aprender a lidar com as avaliações e manter a autoestima equilibrada” 

– Novidades no Facebook de Edson Fujita – Coaching e Consultoria

No Comments Yet.

Leave a comment